segunda-feira, 24 de março de 2008

O Brasil é da corrupção...



Todos os dias o planeta nos apresenta no mínimo dois shows naturais incríveis: o amanhecer e o anoitecer. Mas quem olha? Naturalmente todos os dias pessoas nascem e morrem. Mas quem liga? Porém, nada parece estar mais esquecido e unido a natureza de nosso país do que a corrupção.
Na maioria dos registros históricos de nossa nação, lá estão os traços podres da corrupção. No Brasil colônia já existia. Hoje então, nem se fala. Vai do flanelinha aos ministros de Estado que caíram. Para provar que a corrupção está imbricada a identidade do brasileiro que leva vantagem em tudo, pergunto quem lembra da operação Hurricane ou da operação Toupeira ou da operação Farrapos?
Você lembra? Eu lembro. A operação Hunrricane desarticulou a máfia dos caça-níqueis cujo dinheiro era utilizado para comprar delegados, juízes e desembargadores. A operação Toupeira prendeu um grupo de criminosos que escavava túneis para invadir os cofres dos bancos. Já a operação Farrapos, prendeu o traficante Juan Carlos Abadia, que usava empresas brasileiras para lavar o dinheiro imundo das drogas que vendia.
Então, se não podemos mais confiar nos Poderes e autoridades constituídas, nos bancos para guardar nosso suado dinheirinho e ainda compramos mercadorias provenientes do dinheiro sujo das drogas. O que nos resta? Regionalizando. O que sobra para nós gaúchos? O caso do Macalão? A CPI do DETRAN? O novíssimo caso do DAER? O Brasil é da corrupção...

quarta-feira, 19 de março de 2008

Civilização bárbara.




O que nos diferencia dos animais é o pensar e a forma racional de sentir o mundo que nos rodeia. Mas o que acontece se não pensarmos mais? O que acontece se não sentirmos racionalmente o mundo?
Penso que nos tornaríamos animais. Deixaríamos de ser humanos. Voltaríamos para a idade da pedra. Agiríamos unicamente por instinto.
Porém, pergunto o que sentimos quando um criminoso morre? Alívio? Parece que o pensamento dominante é de que bandido bom é bandido morto.
Partindo dessas questões e de que não sentimos mais a morte de um semelhante, será que ainda somos humanos?
Ocorreu em Porto Alegre uma demonstração da pertinência dessa questão ética, pois um homem misterioso bom de gatilho matou dois assaltantes ao reagir ao que seria mais um assalto a lotação na capital, tornando-se herói de cerca de 20 passageiros. Até ai tudo bem.
O que causa espanto é o fato de que após o homem misterioso ter tirado os dois corpos a chutes para fora, sob os aplausos das vitimas, a viagem continuou naturalmente, com os passageiros desembarcando normalmente até termo da linha.
Ninguém procurou a polícia. Não se sabe ao certo nem quem eram as pessoas que estavam no ônibus e o que realmente aconteceu a não ser por uma passageira que estava atrás de seu celular que foi apreendido na mochila do ladrão.
Do ocorrido, notamos que há uma trivialidade na violência e que não se confia mais no Estado Democrático de Direito, pois é autorizado matar em legítima defesa de si ou de outra pessoa. Todavia, até agora ninguém se identificou. Será que vivenciamos a banalização da morte? Que civilização bárbara.

terça-feira, 11 de março de 2008

A quarta jornada de trabalho.







Você trabalha 8 horas por dia? Você trabalha 12 horas por dia? Você trabalha um, dois ou três turnos? Perguntas interessantes não é? Já disse o profeta que é o trabalho que dignifica o homem. Dignifica quem mesmo? O homem. E as mulheres como ficam? Indignificadas? Que mundo machista. Todavia, como não poderia ser diferente, na véspera do dia internacional da mulher, o assunto do momento é esse ser fabuloso em todos os sentidos. Todo ano é a mesma coisa. Parabéns para elas no dia 8.

Mas será que o seu dia só é comemorado por causa dos protestos de 8 de março de 1857, quando lutavam contra os baixos salários e péssimas condições de trabalho ou sobre a controvérsia do incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist que teria matado 129 mulheres ou ainda pelo movimento feminista da década de 60. Dúvidas que permanecem.

O que é certo é o pensamento do filósofo, se o homem fosse mais forte que a mulher, Deus o teria escolhido para ser mãe. Quem não tem mãe que atire a primeira pedra. Claro que poderíamos citar imensuráveis qualidades da mulher, ainda mais agora que seu dia especial se avizinha.

Porém, penso que nenhuma qualidade é maior do que sua histórica dedicação para a família, filhos, marido e claro, a casa. Acontece que, hoje em dia, a mulher moderna já é a “chefe” da família, trabalha igual ao homem na maioria das vezes, e chegando em casa continua com os velhos afazeres, filhos pequenos ou grandes, maridos tarados ou não e casas sujas ou não.

Parece-me ser esse o maior mérito da mulher do século XXI. Faz tudo que nós homens fazemos, com mais cuidado e delicadeza, ganha menos e ainda independente de quantas horas já trabalhou obrigatoriamente ingressa na longa e dura quarta jornada de trabalho.

sexta-feira, 7 de março de 2008

1º Coluna no Expresso!


Estou impressionado com a repercussão! Semana passada, recebi um convite do meu querido amigo João Lemes para escrever uma coluna semanal em seu prestigiado jornal. Quase não consegui dormir de felicidade. Estou radiante por poder voltar a escrever crônicas, que são minha paixão! Ainda mais no maior veículo de comunicação de nossa região. Quase não pude fazer nada esta manhã com as pessoas me perguntando e falando sobre essa nova coluna. Mais uma vez vejo a força do Expresso. Parabéns João, Suzana e Sandra. Obrigado de coração!

Esse nasceu denvo! Veja

quarta-feira, 5 de março de 2008

Sexta Feira sai mais um tiro de canhão, ou seja, mais uma edição do jornal mais lido da região - Expresso Ilustrado - Veja o impacto das novidades!!!!

O que não se fala... Pai da criança...


Mais representantes... II
No ano de 2006, tivemos uma corrida eleitoral. Corrida esta que participei, como nas últimas 3 eleições, ativamente. Era, juntamente com o meu amigo do peito Márcio Weiler, coordenador da campanha de um candidato a deputado federal do PP.Em três municípios de nossa responsabilidade, inclusive em Santiago ( 705 votos), nosso candidato foi o segundo mais votado. Motivo de orgulho para qualquer coordenador de campanha. A exemplo da última eleição para deputado, trouxemos uma nova opção de voto para Santiago e região, pois ninguém me tira da cabeça que a nossa falta de representatividade política, tanto em Porto Alegre como em Brasília, é gritante e devemos urgentemente lutar para mudar isso. Do contrário tudo permanece igual.
Certamente, com mais representantes, teríamos uma região mais forte, onde efetivamente, através de nossos “galos” (vários), conseguiríamos mais investimentos e respeito para nossa gente.
Não temos nada. Somos reféns. Somos prisioneiros. Para toda nossa região, que não é pequena, temos apenas um deputado federal que faz voto. Ele sozinho, não consegue suprir todas as nossas necessidades. Nem que fosse mágico. È muito trabalho. Agora imaginem se ele, como fez na última eleição, fizer muitos votos em novas regiões. A situação piora. Ficamos piores do que estávamos em representatividade.Agora imaginem, que um outro deputado demonstre interesse pela região. Imaginem ainda, que esse outro deputado consiga liberar verbas federais de projetos que estavam trancadas como forma de barganha pela CPMF.Será que o deputado da região aceitaria isso com naturalidade? Afinal, ele é o herói nosso de todos os dias! Ele que manda dinheiro para o nosso belo e bom SUS do nosso Hospital de Caridade S.A. (se não me engano foram R$ 400.000,00) É ele que consegue liberar e renegociar as dívidas dos nossos pobres produtores rurais, que sempre quebram e vão mal de safra. Ele que sempre vem nos visitar. Ele que tira dinheiro do próprio bolso (construção de ginásios) para ajudar os municípios, Etc.
Convenhamos, isso é o mínimo. Agora querer se dizer dono do trabalho dos outros. Isso é inadmissível. Ainda hoje (5 de março de 2008) querem dizer que foi ele que liberou os mais de 3 milhões para Santiago. È mentira! Fui testemunha na época de todos os fatos que ocorreram. Quem liberou a verba milionária talvez até por não ter outros municípios que se enquadrassem nas premissas necessárias, foi o meu deputado de 705 votos (da quase 4 mil e 200 reias por voto de investimento). Isso confirmado para mim e para mais 2 testemunhas pelo ministro das cidades por telefone. Mais uma vez, me decepciono com o que vejo, com o que falam e com o que parece que vão continuar falando. Bobagens. Maldades. Engraçado que o Lula só presta de Porto Alegre pra cima. Porque quando fazem discursos ele não presta. Principalmente quando a platéia é de produtores. Conclusão: Tudo isso para não perder 2 ou 5 mil votos. Para não abrir espaço político. Para não perder o espaço sagrado que coloca o pão na mesa de poucos e boicota muitos. Mas os tempos são outros. As coisas estão mudando. E, um dia, que antes estava longe, agora esta mais perto, e todos vão ver que precisamos de mais representantes... não de um Deus na terra em forma de Deputado!

E não venham falar que a verba foi do Lula também. Até porque nossa prefeitura nao é do PT. A verba foi negociada pela CPMF. E quem negociou foi o Deputado de 705 votos. Fim de papo.

E esses 3 milhões e pouco quem trouxe foram os "bobos" que eram da Juventude do PP e que em nada eram valorizadose continuam sendo escrachados como sendo desorganizados etc. Quero ver eleger um vereador, um deputado estadual e um federal, como fizeram. Foi a Juventude que trouxe esse deputado e consequentemente foi ela também quem trouxe essa verba. Não é a toa que saíram do PP. E hoje estão no PMDB, onde certamente trará muito mais recursos.

segunda-feira, 3 de março de 2008

CIRCULA NA INTERNET - Um não enxerga... E o outro não fala!


Pense bem nessa imagem. Um não fala. O outro não vê.


Mais ou menos assim. Um quer ser candidado! Mas não fala(inclusive nega!). O outro pode ser candidado mas não enxerga que pode ser sem os narigudos. (pode ir só tranqüilamente)