segunda-feira, 24 de março de 2008

O Brasil é da corrupção...



Todos os dias o planeta nos apresenta no mínimo dois shows naturais incríveis: o amanhecer e o anoitecer. Mas quem olha? Naturalmente todos os dias pessoas nascem e morrem. Mas quem liga? Porém, nada parece estar mais esquecido e unido a natureza de nosso país do que a corrupção.
Na maioria dos registros históricos de nossa nação, lá estão os traços podres da corrupção. No Brasil colônia já existia. Hoje então, nem se fala. Vai do flanelinha aos ministros de Estado que caíram. Para provar que a corrupção está imbricada a identidade do brasileiro que leva vantagem em tudo, pergunto quem lembra da operação Hurricane ou da operação Toupeira ou da operação Farrapos?
Você lembra? Eu lembro. A operação Hunrricane desarticulou a máfia dos caça-níqueis cujo dinheiro era utilizado para comprar delegados, juízes e desembargadores. A operação Toupeira prendeu um grupo de criminosos que escavava túneis para invadir os cofres dos bancos. Já a operação Farrapos, prendeu o traficante Juan Carlos Abadia, que usava empresas brasileiras para lavar o dinheiro imundo das drogas que vendia.
Então, se não podemos mais confiar nos Poderes e autoridades constituídas, nos bancos para guardar nosso suado dinheirinho e ainda compramos mercadorias provenientes do dinheiro sujo das drogas. O que nos resta? Regionalizando. O que sobra para nós gaúchos? O caso do Macalão? A CPI do DETRAN? O novíssimo caso do DAER? O Brasil é da corrupção...

Nenhum comentário: