quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Crise de Confiança




No mês que comemoramos o vigésimo aniversário da Constituição Cidadã, estamos enfrentando a maior crise econômica da era pós-moderna. Não deveria ser assim. Todavia, como somos cidadãos do mundo, o que acontece nos mercados internacionais influencia a economia do país dos índios, carnaval e futebol.
É quase como a teoria do caos. Aquela que afirma que as borboletas devem bater asas aqui e lá no Japão, do contrário causaria um maremoto que destruiria muitas vidas. Ou a teoria da ação e reação, que afirma que a terra esta sendo deslocada pelo pouso e decolagem dos aviões nos aeroportos. Também tem aquela outra que afirma que se todos os japoneses pularem ao mesmo tempo tiram a terra fora de órbita.
Teorias a parte, o que devemos saber, a grosso modo, que a economia não é aquela da teoria clássica, muito menos o dizer dos especuladores, é o processo dos débitos e créditos das escolhas erradas e certas dos investidores em avaliar o preço real dos investimentos.
Dessa forma, como a visão dos operadores de mercado geralmente são parciais, obviamente estão equivocadas ao real estado das coisas, o que faz o mercado nunca atingir o equilíbrio almejado e gera as famosas “bolhas”.
Foi assim em 2000 com o estouro da “bolha” das empresas de tecnologia que nunca valeram a metade do valor pelo qual que eram vendidas. Foi assim agora com o sistema habitacional americano, onde o dinheiro fácil fez a classe média possuir residências que também não valiam o preço pago.
O que fica é incerteza e o marco histórico dessa crise, pois o mercado vai tentar tirar vantagem da situação, o que se comprova com o sobe desce da bolsa dessa semana, fruto da compra exagerada de ações baixas e da crise de confiança.

Boa viagem.




Aprendi desde muito cedo, que na vida temos muitos conhecidos e bem poucos, muito poucos amigos. Os amigos são os resultados das nossas escolhas e também das escolhas dos outros. Ter um amigo é saber que as nossas virtudes e defeitos são aceitos por alguém. É saber que temos sempre com quem contar além da família.
Há um fio invisível que liga um amigo ao outro que transforma a amizade em uma capacidade extraordinária de um tipo de amor. Por isso, essa semana é muito triste, eis que perdi uma grande amiga que era uma exemplar mãe, uma grande esposa, expressional avó e acima de tudo uma mulher de fibra que transcendeu as barreiras de seu tempo trabalhando até o último segundo.
Nelsa Lucilia Ben Brum. Minha querida amiga. Podia ficar 6 meses sem falar contigo, mas quando falava parecia que fazia um único dia que havíamos conversado. Sempre cuidadosa, prestativa, perguntado se podia fazer algo para ajudar, preocupada com o Júnior, Jamile e Fernanda.
È uma perda para o mundo sua ida para o céu, pois pessoas boas de coração estão cada dia mais escassas. Me doeu no fundo de minha alma não poder falar contigo para dar um último adeus em vida, tomando um chimarrão na loja pela manhã. Faço agora essa homenagem póstuma para agradecer sua amizade e seus sábios ensinamentos.
Tenho certeza querida amiga que onde quer que você esteja está feliz, pois a verdade da amizade que muitas vezes os olhos não vem, pertencem ao domínio do coração e isso você teve de sobra, pois tinha um amigo verdadeiro.
Sei que você está em paz, pois seu mundo era do coração, da fé e da alegria do dever cumprido. Boa viagem.

S.O.S Planeta terra.







A ciência e a tecnologia evoluíram tanto, que hoje os seres humanos podem desfrutar de uma vida melhor que seus avós. No entanto, precisamos nos preocupar com a sobrevivência no futuro, como também com a qualidade de vida que nossos netos irão ter.
Por isso hoje, destaco algumas contribuições que podemos fazer para melhorar o Planeta Água para todos:
1- consumir só que for necessário;
2- separar o lixo;
3- economizar água;
4- não jogar no lixo comum pilhas e baterias, descarte nos ecopontos;
5- coletar água da chuva e usa-la para lavar os ambientes externos da casa ou até mesmo para aguar as plantas;
6- não queimar o lixo doméstico;
7- levar sua própria sacola ao supermercado;
8- apagar as luzes do ambiente quando sair.
Se cada um de nós se comprometer em fazer pelo menos quatro itens dessas questões sócioambientais, já estaremos deixando um planeta melhor para nossos descendentes.
Penso que só falar é fácil, o difícil mesmo é agirmos de forma ecológica e correta. Já estamos acostumados a deixarmos tudo para depois. O depois pode cobrar um preço muito caro de nossos bisnetos.
Esse alerta é porque vivemos a dilapidação dos recursos naturais, que, sem sombras de dúvidas, acontecerem numa velocidade e intensidade impressionantes.
Por fim, vimos diariamente a mídia mostrar a destruição do planeta, e é chegada a hora de mudarmos nosso comportamento ainda primitivo, para não dizer selvagem, por isso, S.O.S Planeta Terra.

Mola do universo.


A distribuição de renda no Brasil é um problema grave e, não é novidade que a concentração das riquezas do país está na mão de menos de três por cento da população. Por esta banda, o grito é geral em apoiar idéia de colocar mais dinheiro na mão dos menos favorecidos.
Todavia, essa equação que parece simples é muito complexa e, não se deve simplificar aquilo que é complicado, sob pena de cometermos erros irreparáveis. Notório que de vivemos em um tempo que o dinheiro está circulando mais na mão das pessoas em virtude do crédito fácil, o que, a meu sentir, é mais um problema que devemos resolver.
Poucas são as pessoas que sabem que não podem gastar aquilo que não têm e, que o cheque pré-datado também tem que ser pago. Daí vão comprando, comprando. Compram bolsas, sapatos, roupas, jóias, carros e casas e quando se dão conta adquiram na verdade um grande passivo, ou seja, uma dívida impagável.
Por esta sorte, apenas para exemplificar, estamos vendo que quando esses problemas começam a aparecer na vida das pessoas, o discurso bonito vira um lírio na tormenta.
A ilusória melhoria de renda da família que mergulha no crédito fácil dura muito pouco, pois os juros praticados pelo sistema financeiro brasileiro é, na melhor das hipóteses, agiotagem.
Dessa forma, fique atendo, planeje suas ações e, pense duas vezes antes de utilizar a principal moeda existente no mundo, que é o crédito, pois o dinheiro termina, e só com o crédito você poderá se reerguer sem a mola do universo.

Melhores do Ano...



Agosto é tido como o mês do “cachorro louco”. Porém, para quem não sabe é o oitavo mês dos calendários juliano e gregoriano, com 31 dias. Mês que segundo os dizeres populares se deve ter um cuidado redobrado, tanto com doenças quanto com acidentes. Mês que os mais idosos respeitam como nenhum outro. Mês tido como perigoso e depressivo.
Contudo, aqui em Santiago ele marcado pela noite das estrelas. Noite de felicidade. Noite do reconhecimento da competência, do empreendedorismo e principalmente da identificação das pessoas que prestam em nossa comunidade e em nossa região os mais diversos serviços em diferentes áreas de atuação social.
Falo do prêmio Os Melhores do Ano do Jornal Expresso Ilustrado. Data em que temos a oportunidade de rever amigos e apreciar os melhores e maiores shows artísticos e culturais que acontecem em nossa cidade. Regionalizando, podemos dizer que nessa noite acontece em nosso município o Óscar da competência santiaguense.
Parabéns a todas as pessoas que foram agraciadas com a estatueta de melhor do ano. Parabéns a FELICE e a AES SUL que foram as empresas patrocinadoras oficiais do evento. Aliás, gostei muito que a FELICE buscou e levou os convidados e os premiados, pois assim ninguém precisou se preocupar com inconstitucional Lei Seca.
Antes do fim, não poderia deixar de falar sobre o emocionante show de Michael Sullivan, que inclusive já marcou o livro dos recordes como o compositor que mais emplacou sucessos musicais. Emocionante ver todos os convidados da festa cantando as composições do cantor. Em resumo, nos resta esperar a festa de 2009, para mais uma vez podermos saber quem são os melhores do ano...