quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mola do universo.


A distribuição de renda no Brasil é um problema grave e, não é novidade que a concentração das riquezas do país está na mão de menos de três por cento da população. Por esta banda, o grito é geral em apoiar idéia de colocar mais dinheiro na mão dos menos favorecidos.
Todavia, essa equação que parece simples é muito complexa e, não se deve simplificar aquilo que é complicado, sob pena de cometermos erros irreparáveis. Notório que de vivemos em um tempo que o dinheiro está circulando mais na mão das pessoas em virtude do crédito fácil, o que, a meu sentir, é mais um problema que devemos resolver.
Poucas são as pessoas que sabem que não podem gastar aquilo que não têm e, que o cheque pré-datado também tem que ser pago. Daí vão comprando, comprando. Compram bolsas, sapatos, roupas, jóias, carros e casas e quando se dão conta adquiram na verdade um grande passivo, ou seja, uma dívida impagável.
Por esta sorte, apenas para exemplificar, estamos vendo que quando esses problemas começam a aparecer na vida das pessoas, o discurso bonito vira um lírio na tormenta.
A ilusória melhoria de renda da família que mergulha no crédito fácil dura muito pouco, pois os juros praticados pelo sistema financeiro brasileiro é, na melhor das hipóteses, agiotagem.
Dessa forma, fique atendo, planeje suas ações e, pense duas vezes antes de utilizar a principal moeda existente no mundo, que é o crédito, pois o dinheiro termina, e só com o crédito você poderá se reerguer sem a mola do universo.