quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Caciques ou índios.




Não sou de elogiar publicamente políticos, até porque geralmente essa classe não goza de qualquer credibilidade entre o povo brasileiro e está dotada de raros exemplos de honestidade.
Contudo, já havia escutado o nome Roberto Requião, só não sabia que o cidadão era tão pau ferro. Para quem não sabe, ele é o atual Governador do Paraná (reeleito) e, é um político que “mata a cobra e mostra o pau”!
De uma simples pesquisa, depreende-se uma trajetória política invejável, sendo deputado, prefeito, senador, governador e ainda por cima é advogado e jornalista.
Criou uma polêmica proibindo o embarque de soja transgênica no Porto de Paranaguá, mas nada se compara com os discursos e ações realizadas por ele na busca do melhor por seu Estado.
Em um de seus discursos, em que foi vaiado por suas ações polêmicas - disse que burrice não doía, no entanto para alguns dos presentes que estavam urrando (vaiando) a burrice dói, pois urravam feito burro e com o perdão da palavra deveriam “meter” a faixa trazida no “rabo” e terminou pedindo para ser incluído nas orações dos presentes.
Ainda, quando os agentes penitenciários tentaram pedir um aumento no “mísero” salário de R$ 3.300, ele disse que os professores ganhavam à metade disso, e que não iria pagar hora extra não trabalhada, e ainda afirmou que se os agentes experimentassem fazer uma paralisação era “rua”, “pau” e cadeia.
Claro que ninguém é perfeito, eis que ele é acusado de nepotismo, todavia penso que precisamos mais do jeito Requião em nossa Região, ou seja, alguém que sem medo enfrente os problemas públicos e tenha coragem e honestidade para tomar as medidas necessárias, sem medo de caciques ou índios.


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Salário de fome.



“Quem foge à luta, golpeia a si próprio” (General Osório). Partindo dessa premissa, podemos afirmar que os aposentados brasileiros não estão a golpear-se, eis com maestria estão no meio do fogo cruzado de um grande embate político entre o Governo Federal e a maior Casa Legislativa brasileira.
Na noite dessa terça-feira, aconteceu, até por volta das 6h05 de quarta-feira, a terceira vigília em defesa dos interesses dos velhos guerreiros no Plenário do Senado Federal.
Esse movimento político está gerando muita discussão e, inclusive, já está transcendendo os limites do Senado, eis que já existe possibilidade de inúmeras manifestações no país, como por exemplo, a que acontece hoje na cidade de Santos, onde haverá paralisação por duas horas de todos os serviços públicos em apoio a causa. Apóie você também.
O foco dessa guerra é aprovação de três projetos de lei: (PLS) 296/03, que acaba com o chamado fator previdenciário, o (PLS) 58/03 que dispõe sobre a recomposição das perdas de rendimentos sofridas e também o (PLC) 42/07, que assegura aos benefícios dos aposentados reajuste igual ao do salário mínimo. O que é o mínimo! Acontece que a base do governo na Câmara não está disposta, por orientação, a aprovar os referidos projetos.
Essa batalha promete, eis que o principal líder do movimento, Senador Paulo Paim, já foi acusado de estar tentando se promover para próxima eleição, por ter afirmado, que todos os aposentados irão acabar ganhando apenas um salário mínimo no final da vida, justamente quando mais irão precisar de dinheiro. O que fica é a esperança de vitória do Senado nessa gigantesca queda de braço, pois todos nós seremos aposentados um dia, e, sem dúvidas, não vamos querer receber um salário de fome.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Do céu ou do inferno...




Há milhões de anos a Terra está girando em torno de si e do Sol, mas poucos foram os humanos felizardos (astronautas) que conseguiram observar esse gigante show fantástico de fora do planeta. Nem por isso ele deixa de se repetir a todo segundo. Mais ainda, todos os dias o Sol nasce e se põe em um espetáculo maravilhoso e, poucos são os observadores no mundo todo.
Com isso, fica claro que muitas vezes ignoramos as forças da mãe natureza, no entanto, elas estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar, ou você não sabe que somente hoje recebeu em seu corpo muita radiação solar? Quem não sabe, pelo menos já pode observar na televisão os efeitos dos furacões, queimadas, terremotos, maremotos e ondas gigantes. Não é verdade?
Contudo, talvez esses fenômenos também possam passar despercebidos aos menos atentos, eis nós ainda temos que aprender que não somos o centro do universo. Quem diria que uma “chuvinha” continuada teria o condão de matar mais de 100 pessoas e deixar milhares de desabrigados em Santa Catarina. Absolutamente ninguém.
Exatamente por essa premissa que os efeitos dessa chuva pegaram todos de surpresa, inclusive, as autoridades públicas, que nunca tomaram medidas para minimizar esse problema local, que agora deixou o país inteiro solidário ao acontecimento, o que fez a defesa civil nacional se mobilizar para minimizar essa tragédia.
Engraçados somos nós seres humanos. Ao mesmo tempo em que ficamos solidários com os problemas dos catarinenses, que morreram afogados, soterrados ou estão sem teto, somos capazes de invadir, saquear casas, apartamentos, mercados, lojas e tudo mais que encontrarmos pela frente. Urgentemente temos que escolher de que lado estamos, do céu ou do inferno...