quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Democracia



A felicidade é algo muito relativo, assim como a tristeza também é. Você pode ser derrotado e ser feliz ou, ainda, pode vencer e ser infeliz. Às vezes, quando se perde, se ganha e quando se ganha, se perde. Como sempre digo: não podemos nunca simplificar aquilo que é efetivamente complexo.

É como a famosa história dos 300 de Esparta, quando o Rei Leônidas foi escolher os 300 guerreiros que iriam enfrentar o poderoso exército persa do Rei Xerxes, composto por mais de 10 mil homens, que frente à gritante desproporção entre as duas forças, foram escolhidos os melhores dos melhores para compor o seleto grupo de 300 belicosos.

Assim, após a seleção, muitos excelentes guerreiros foram para suas casas felizes, mesmo não sendo escolhidos para A batalha, pois sabiam que existiam 300 homens mais bem preparados do que eles para defender suas famílias, sua cidade e, até mesmo, suas vidas.
Agora questiono: e se eles soubessem que os 300 escolhidos para defender Esparta fossem piores que eles? Penso que iriam ficar muito preocupados com seu futuro. Mas como disse, em algumas vezes, quando se perde, se ganha.

Aliás, vale dizer: perder e ganhar faz parte do jogo da vida. Além disso, normalmente, quando ganhamos, ganhamos. Quando perdemos, perdemos. Diferente não é no processo eleitoral, principalmente, quando escutamos a vontade sagrada das urnas. Parabéns a todos os candidatos, vencedores e derrotados. Assim é a democracia...

Nenhum comentário: