domingo, 9 de setembro de 2012

Quem vai entender?


Não é nova a discussão sobre o direito de greve dos servidores públicos, é argumento para todas as direções, tanto contra quanto a favor. O certo mesmo é que qualquer trabalhador ou classe trabalhadora possui o direito de fazer greve, inclusive, os servidores públicos. Aliás, como em tudo neste país, existe uma lei que regulamenta genericamente o direito a greve (nº 7.783, de 1989), além da Constituição (art. 9º) também o garantir. Assim, indiscutível que os servidores públicos não só podem como devem fazer greve quando tiverem justificados motivos para tanto. Estou com eles até para bater panelas.

Por outro lado, é até engraçado ver a discussão no Brasil, pois não era noticiado, tampouco estava na roda dos debates a quase generalizada greve que servidores públicos federais estão fazendo. Nada contra o Governo ou o PT que comanda o Brasil, mas falar em lei que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos soa como hipocrisia, pois num passado não muito distante, sempre que os funcionários entravam em greve “a petezada apagava o incêndio com gasolina”, como disse Reinaldo Azevedo.

Assim sendo, deixo claro que também sou a favor da regulamentação (exigência constitucional) da greve dos servidores públicos e concordo com a ministra, Ideli Salvatti, quando afirma que “O Congresso Nacional deve ao país um debate e uma decisão” sobre o tema. O que fico chocado é que comungam da mesma opinião o PT e o PP. Como bem disse minha vó: “Hoje os tempos são outros”. Quem vai entender?

Nenhum comentário: