segunda-feira, 13 de junho de 2011

Honroso cadastro



Ainda existe uma luz no fim do túnel. Nem só de pão vive o homem. Concorda comigo? Em um país que o jeitinho domina o comportamento majoritário, agora, parece, que o honesto vai ganhar seu espaço. Antes tarde do que nunca! Com meus botões, pensei que jamais iria ver coisa dessa natureza, eis que no ano passado já havia algo parecido, que, foi integralmente vetado pelo Poder Executivo Federal. Isso mesmo, mais uma vez, voltou à baila no Congresso a criação do Cadastro Positivo, ou seja, cadastro de bons pagadores. Na semana passada aprovada pela Câmara e nessa aprovada pelo Senado, a Medida Provisória que cria a lista dos bons pagadores agora só depende da sanção da presidenta Dilma.
Embora tenham questionado a autoria da matéria no Senado, que seria do ex-senador Rodolfo Tourinho (DEM-BA e NÃO DO PT), o importante é que agora as instituições privadas e públicas, poderão ter base para transações financeiras e comerciais, como vendas a prazo e concessões de crédito. Em tese, a medida ajudará a diminuir o custo da concessão de crédito e oferecer juros mais baixos para os consumidores.
A Medida Provisória deixa claro que o consumidor poderá sair do cadastro quando quiser. O consumidor também terá direito de consultar as informações a seu respeito sempre que quiser por telefone ou pela internet (uma vez a cada quatro meses), de forma gratuita.
É o honesto tendo vez no Brasil. Tomara que a medida realmente funcione, pois para quem só tem um nome a zelar, será motivo de muito orgulho figurar neste honroso cadastro.

Nenhum comentário: