quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tirados por bobos


É quase normal em nosso país que as coisas não andem de forma lógica e racional. Parece que sempre estamos atrasados em relação ao óbvio. Na semana passada não foi diferente, eis que alertamos, em vão, sobre a questão da minireforma eleitoral que exigia de todos os eleitores, no momento da votação, o título e outro documento oficial com foto para poderem exercer sua cidadania. Hoje, a conversa já é diferente. É o típico caso de: onde digo digo, digo desdigo. Isso mesmo. Todo o alerta para evitar um número grande de abstenções foi nulo, visto que o STF suspendeu a exigência da posse do título e outro documento oficial com foto para podermos votar. O que era óbvio, pois, na verdade, não passava de um excesso de formalismo.
Então, voltamos à estaca zero. No dia 3 de outubro basta comprovar sua identidade com qualquer documento oficial com foto que você já está apto a votar, ou seja, o título de eleitor é descartável. Já está na hora de termos um título com foto e chip, para inserirmos na brilhante urna eletrônica inviolável. Não é verdade? Por certo que um dos objetivos da adoção da regra era promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar com que pessoas votem por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.
O que fica de tudo isso é a completa falta de visão de nossos governantes que no afã de resolver um problema, acabam sempre criando outro que dever ser corrigido pelo Poder Judiciário. Por isso, vote consciente. Caso contrário continuaremos sempre sendo tirados por bobos.

Nenhum comentário: