Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai entrar com uma ação na Justiça Federal contra a Medida Provisória nº 507, a MP do Sigilo Fiscal. A lei foi sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 5 de outubro em resposta às denúncias de quebra ilegal de sigilo fiscal dentro da Receita Federal.
A decisão de entrar com o mandado de segurança foi tomada após reunião do Conselho Federal da OAB segunda-feira (18.10) em Brasília.
Os advogados contestam o fato de a norma tornar obrigatória a apresentação de uma procuração por instrumento público para que advogados representem seus clientes nas questões envolvendo a Receita Federal.
Segundo a OAB, a medida impede o protocolo de defesas administrativas e recursos, além da vista de processos, a obtenção de certidões fiscais, o substabelecimento a advogados do próprio escritório e de outras localidades na Receita Federal.
Ao criticar a MP nº 507, o Presidente da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que ela "transfere aos cidadãos de bem e, sobretudo, aos advogados a solução de um problema gerado pela própria Receita Federal".
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário