sexta-feira, 23 de abril de 2010

Festa.

No dia em que se homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), um dos maiores revolucionários da Inconfidência Mineira (movimento organizado pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal), ironicamente também se comemora o aniversário de Brasília, que neste ano completou meio século de vida.

No dia 21 de abril a capital federal esteve em festa, com direito a shows de artistas nacionais, locais e até mesmo fogos para selar a passagem do aniversário. Buenas, parabéns Brasília. Parabéns aos brasilienses. Parabéns por este dia ser do povo, para o povo e pelo povo, no melhor estilo pão e circo.

Em conseqüência, pobre do Tiradentes, que morreu enforcado e foi esquartejado, que deve estar se chacoalhando no caixão. Se ele soubesse que iria lutar pela independência da "República do Mensalão", penso que ele acharia um luxo que ainda pertencêssemos a Portugal. Salve a Maria Louca.

Então, das curvas e retas de Oscar Niemeyer, só restaram os cadarços, eis que só lembramos do dinheiro escondido em cuecas, meias, bolsas, palito e até mesmo em rodas de oração, a não ser quando estamos na gandaia.

O bom é que nenhum político profissional resolveu dar o ar da graça na comemoração dos que são seres políticos por cidadania e levaram o bolo, pois quase toda linha sucessória do governo brasiliense está comprometida com os rios do mensalão. Portanto, comemorar o que?

De mais a mais, não podemos nos esquecer que o dinheiro do Brasil todo sustenta Brasília. Quem foi na festa?

Nenhum comentário: