quarta-feira, 21 de abril de 2010

Melhor dos educadores


Hoje o assunto é penoso, delicado e muito polêmico. Falo dos problemas enfrentados pelos professores de crianças e adolescentes, em sala de aula, ao tentar passar um pouquinho de educação aos pivetes. Vale referir que o problema dos educadores, também, por muitas vezes, é enfrentado pelos pais dentro do seio familiar. Indisciplina. Não é de hoje que o assunto sai e entra da pauta dos debates nacionais, pois não são raras as crianças e adolescentes que até cometem crimes (hoje tipificado de ato infracional) e devem responder por suas atitudes.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, (ECA - Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990), estabelece direitos específicos, bem como regras especiais (brandas) para o jovem infrator, considerando criança a pessoa até 12 anos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos incompletos. Isso no papel. Olhe bem para um jovem de 14 anos.
Com todo o respeito às regras contidas nas leis, nos direitos humanos, nos estudos pedagógicos e no próprio ECA, penso que muitas dessas crianças e adolescentes extrapolaram todos os limites do razoável, até por saberem os direitos que possuem, fazendo com que os adultos virem reféns de seus atos.
Então, está na hora dos pais tomarem as rédeas da educação de seus filhos e implantar a “política da cinta”, “pau em vez de pão” para punir os indisciplinados. Indisciplina não pode ser confundida com hiperatividade. E como diria Luis Carlos Prates, tem que puxar a cinta e "zebrar" a perna desses marmanjos. É o melhor dos educadores

Nenhum comentário: