sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bobos somos nós.




Não é de hoje que sabemos que maior Corte Judiciária do país, o STF (Supremo Tribunal Federal) é um Tribunal composto por brasileiros de notável saber jurídico, indicados pelo presidente da república. Apenas para registrar, Lula, no decorrer de seus dois mandatos, nomeou 07 dos 11 ministros que atualmente compõem o Supremo.
Tragicamente, em 1º de setembro, um dos ministros, também indicado por Lula, Carlos Alberto Direito, veio a falecer, abrindo sua vaga na última e mais importante instância do Poder Judiciário do Brasil.
Nosso presidente, já fez a escolha da pessoa que irá ocupar essa tão importante cadeira, José Antonio Dias Toffoli, atual Advogado-Geral da União. Até ai tudo bem. Acontece que o mundo jurídico e político levam essa indicação como um processo formal, apenas para cumprir tabela, eis que as pessoas indicadas geralmente têm vasto currículo e conduta exemplar (ilibada), aliás, outro requisito para assunção do cargo.
Entretanto, essa indicação do presidente Lula, ainda dará muito que falar, tendo em vista que seu escolhido não tem um currículo exemplar, sequer tem mestrado e, ainda por cima, já foi veiculada matéria na revista VEJA que ele teria sido condenado em primeiro grau a devolver 700 mil reais – que teriam sido recebidos “indevidamente e imoralmente” por contratos “absolutamente ilegais” entre seu escritório e o governo do Amapá. Dessa decisão ainda cabe recurso.
Ademais, a maior marca positiva de seu currículo é ter sido advogado do PT nacional. Resta para nós, saber qual vai ser o destino de Toffoli, eis que até hoje nunca o Senado Federal rejeitou uma indicação presidencial na “sabatina” que realiza com o indicado a vaga. Não se surpreendam, penso que o réu vira ministro. Preocupado com isso? Bobos somos nós.

Nenhum comentário: