sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Filha do Lula


Ta lido o bilhete, como diz o velho e bom gaudério. Dilma Rousseff não vence as eleições presidências em 2010. Do mesmo jeito que a nossa governadora não será reeleita aqui, isso sem mencionar que seu último brilho foi ao fingir que não se queimou/assustou ascendendo à chama crioula. Ademais, já sabemos que a briga aqui no Estado ficará entre os candidatos do PT e PMDB, devido a enorme crise aberta pela oposição nos últimos dias. De mais a mais, isso é assunto para o mês que vem.
O que restou mesmo em evidência nessa semana foi a pesquisa realizada pelo Ibope que demonstra (hoje) a larga vantagem de José Serra sobre Dilma. Se o segundo turno da eleição fosse hoje, teríamos uma vantagem inacreditável de 42 pontos percentuais, mais especificamente 71 a 29, diferença esta nunca alcançada em uma eleição real.
Claro que, falar hipoteticamente, analisando números, prever resultados é fácil demais. Todavia, a história nos ensina que em política não se deve ser amador, devemos sempre analisar os dados científicos, quanto mais, de um Instituto como o Ibope.
Apenas para se ter uma idéia de como a coisa é séria, na simulação do primeiro turno, Dilma também fica atrás de Ciro Gomes. Inimaginável. Entretanto, ai está à prova, para todos os navegantes que pensam que é fácil transferir votos. Não é.
Se a eleição fosse hoje, não tenho dúvidas que Lula seria nosso presidente mais uma vez. Agora analisem a situação de sua candidata. Deplorável. Nem mesmo o título de mãe do PAC ou dos BOLSAS ou dos VALES, são capazes de torná-la competitiva eleitoralmente. Carisma não é transferível. Lógico que Luis Inácio não vai deixar assim. Parafraseando o presidente do Ibope, penso que vamos ter mais uma filha do Lula.

Nenhum comentário: