segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nasce uma estrela




O mundo dos alimentos no Brasil parou essa semana, mais especificamente com a notícia de que a Sadia e a Perdigão podem ser fundidas. Nasceria ai a BRF (Brasil Foods), ou Brasil Alimentos, como queiram chamar.
A nova empresa ingressará no mercado brasileiro como a décima maior no setor de alimentos das Américas, maior processadora de frangos do mundo, terceira maior exportadora brasileira, (atrás de Petrobras e da mineradora Vale) e segunda maior indústria alimentícia do Brasil. (atrás apenas do frigorífico JBS Friboi, maior produtora e exportadora mundial de carnes processadas).
Contudo, essa fusão gigante depende da autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que irá avaliar, dentro de 45 dias, a viabilidade desse grande negócio, sob o ponto de vista econômico, ou seja, se irá ou não prejudicar os consumidores, criando monopólio.
Balela. Conversa fiada. É lógico que essa fusão será aprovada por esse Conselho, eis que o governo Lula favorece esse tipo de fusão, como no caso da Votorantin e Aracruz, onde colocou dinheiro, como também colocou no Caso da OI e Brasiltelecon, indo até mais longe, pois teve que mudar a legislação para permitir a fusão. Boa pra quem?
Então, para esclarecer, a BRF irá dominar, por exemplo, 88% do mercado de massas prontas, 70% de frangos congelados, 65% de margarinas e 59% de carne refrigerada, tendo um faturamento liquido anual na faixa de 22 bilhões de reais. Vamos ficar reféns dessa multinacional brasileira, isso sem mencionar os cortes nos empregos dessas empresas. Ainda dizem que nasce uma estrela...

Nenhum comentário: