quinta-feira, 5 de março de 2009

Dinossauros


Essa semana uma notícia sacudiu o mundo inteiro!!!! Essas horas todos nós poderíamos estar vivendo momentos de consternação, solidariedade ou até mesmo estar na Invernada do Senhor. Motivo? Asteróide 2009 DD45, que passou perto da Terra na manhã da segunda-feira. Quando falo perto, digo perto mesmo, tirou tinta, visto que o asteróide passou a apenas 78.500 quilômetros da Terra, equivalente a passar de raspão em termos astronômicos.
Essa distância, segundo especialistas representa apenas o dobro da altitude de alguns satélites de telecomunicações e equivale à cerca de um quinto da distância da Terra à Lua. Que em relação ao Universo não é nada. Nada mesmo.
O asteróide tinha entre 21 e 47 metros de diâmetro. A grosso modo representa um prédio mediano, de aproximadamente 10 andares. Apenas a título de esclarecimento, se um asteróide do tamanho de uma moto caísse na superfície da Terra, abriria uma cratera do tamanho do Maracanã. Agora imagine o tamanho da que esse abriria (algo em torno de 2.000 quilômetros quadrados). A explosão seria 1000 vezes maior que Hiroshima (bomba atômica). Mudaria radicalmente a área atingida e praticamente exterminaria qualquer forma de vida nesse raio.
O 2009 DD45 foi localizado no sábado, ou seja, apenas dois dias antes de sua passagem e possível colisão, pelos astrônomos do centro de vigilância de Siding Spring, na Austrália, e confirmado pelo Centro Internacional Astronômico de Planetas Menores (MPC), que cataloga os corpos do Sistema Solar, o que mostra que a Terra está totalmente desprotegida e despreparada para esse tipo de acontecimento. Ta na hora do Obama colocar o time em campo. Não me interessa quantos milhões vão gastar. Nenhum habitante do Planeta Água quer morrer assim, sem ao menos dar uma peliada.
Só mesmo nos filmes americanos que ficamos sabendo com certa antecedência! A vida real é assim, podíamos estar todos juntos com os dinossauros...

Nenhum comentário: