quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Falta do líder!



Em todos os segmentos de algo que participamos, seja no trabalho, no lazer, na escola ou na universidade, na política, no município ou no Brasil, possuímos um líder. Etimologicamente, a palavra líder que é de origem celta, tem como significado, “o que vai na frente”.
Ocorre que um líder não é apenas o que comanda os trabalhos como muita gente pensa e o significado diz. Um líder é o que consegue a participação expontânea de todos os envolvidos sem cobranças. É o que sonha, idealiza e faz. É um padrão de referência onde todos buscam se espelhar.
As características básicas que um líder possuí são: autocontrole, lealdade, autoconfiança, iniciativa, bom humor, amor, coragem, criatividade, curiosidade, seriedade, entusiasmo, fé e principalmente competência.
Um verdadeiro líder não tem funcionários, nem subordinados e muito menos empregados, tem seguidores. Ele transmite confiança, companheirismo, fidelidade, honra e segurança demostrando sempre a verdade em tudo que faz e justiça em tudo que decide, dando assim o exemplo, não de um ser perfeito, mas sim de quem tem muito mais acertos que erros, pois mesmo quando se acerta para uns se erra para outros. E, nos erros também se constrói.
Sendo assim, um líder nunca deve ser imposto, deve ser consenso, até porque tudo que é imposto nunca deu certo, isto é histórico e vem desde que o mundo é mundo. Na democracia temos a premissa de que a maioria vence, mas nem sempre a vontade da maioria é o melhor, talvez porque a maioria não saiba o que é melhor ou foi manipulada para ver como melhor, ou o pior, foi comprada para ver como melhor.
Temos que escolher nossos líderes de forma coerente, eficaz, consciente e inteligente não pensando somente em nossos interesses e muito menos na falsa maioria, mas sim no que possa beneficiar um número maior de pessoas. Devemos saber se quem estamos escolhendo é um verdadeiro líder ou uma farsa que logo cairá no marasmo e na estagnação para não dizer incompetência.
Como disse Dennis Peer, “uma maneira de avaliar a capacidade de liderança é verificar o caráter das pessoas que optam por ela”, então veja com muita atenção o caráter de quem optou concorrer à liderança, para que no futuro não se surpreenda com a, falta do líder!
OBS. Algumas considerações foram feitas com base em um livro que achei no banheiro da Rodoviária.

Nenhum comentário: