terça-feira, 18 de setembro de 2007

Estado melhor.



Diariamente em nossa sociedade, ocorrem várias séries de crimes. Vivemos no meio da violência e da insegurança constante. Problema que afeta todos sem distinção. O Brasil tem um recorde que é vergonhoso. A OMS constatou, que o Brasil é campeão mundial em homicídios. Os números não mentem, aqui a cada 12 minutos um brasileiro morre assassinado. Com 3% da população mundial, o Brasil responde por 13% dos homicídios.
Assim, diante desse caos, no meio da multidão morta todos os dias, que reabro a reflexão sobre a redução da maioridade penal.
Quando sofremos na carne, violência praticada por algum menor, queremos justiça, e é exatamente o que demostra as pesquisas, onde 88,1% da população é favorável à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Porém, penso que devemos analisar muitos outros fatores.
Lembrem que por esse Brasil varonil, ocorrem crimes mais brutais, que não aparecem na mídia e não são praticados por menores, ficando apenas na consciência dos envolvidos e nos registros da nossa pobre polícia sucateada. As mesmas pesquisas mostraram que: apenas 3% dos crimes violentos são praticados por adolescentes. Assim, eles não são o maior problema, até porque o ECA tem meios de punir esses infratores.
Em nosso país são tão poucas coisas que estão certas, que quando se noticia um homicídio queremos um esboço de que algo funcione, entretanto, não adianta o juiz aplicar a lei, se não temos como realmente cumpri-la. O sistema prisional não recupera nem ressocializa ninguém. A dificuldade do Brasil não é apenas o artigo do código penal que trata da maioridade nem suas instituições prisionais, sim, a desigualdade social, a educação, a saúde, a segurança, a insuficiência de serviços públicos básicos... Por quê as pessoas querem a redução da maioridade penal? Sabe-se que entre os criminosos já se criou a cultura de sempre colocar a culpa no menor envolvido, e isso não irá mudar. O que irá, é somente a idade do acusado, ou seja, cada vez mais cedo as crianças estarão entrando para criminalidade, visando a subsistência que a sociedade e o Estado não são capazes de lhe propiciar. Qual será o motivo de toda essa preocupação, ainda mais agora que estamos todos desarmados? Por quê não foram contra o desarmamento? Não sabiam que o Brasil não é violento e não tem problemas? Querem lutar e reivindicar algo que vale a pena? Reivindiquem e lutem por um... Estado melhor.

Nenhum comentário: