terça-feira, 18 de setembro de 2007

A tristeza de ser consumidor...



O consumidor é uma das molas propulsoras do crescimento do Brasil. Todos, desde muito cedo, quando compram a primeira “balinha” ou recebem o primeiro salário, sabem o que é ser consumidor. Assim, entram para o mundo dos negócios e das relações de consumo. Quem bom. É muito prazeroso ser consumidor. Poder comprar mesmo que em 100X um produto que irá melhorar suas vidas de alguma forma. Claro, para alguns é comprar um secador de cabelo parcelado e para outros uma Ferrari à vista. Coisas da vida.
O consumismo trás benefícios, mas pode não trazer também. Nesse sentido a lei 8.078/90-Código de Defesa do Consumidor, regula eventuais problemas nas relações de consumo. De maneira que esses sejam resolvidos de uma forma justa e clara, igualando os pólos que estão muito longe de serem iguais, ou seja, para o Judiciário o Zé Bolacha é igual a Lacoste, por exemplo.
Essa lei, além de ser um avanço, também abarca uma série de direitos importantíssimos que antes não eram garantidos. Portanto, os consumidores devem procurar os seus direitos, que entre outros são: a proteção contra publicidade enganosa; métodos comerciais coercitivos ou desleais; clausulas contratuais abusivas; prevenção e reparação de danos morais e patrimoniais, eventuais problemas com o produto devem ser sanados em no máximo 30 dias, caso contrário o consumidor poderá exigir a sua escolha a substituição do produto por outro de mesma espécie ou a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada.
Você sabia de todos esses direitos? Ótimo. Então, ninguém irá passar você para trás. Se você não sabia, já era hora de saber, pois eles fazem parte de sua vida e lhe são devidos. Ah! Mas irão dizer que os produtos comprados hoje em dia possuem garantia e que esses direitos são desnecessários, não é verdade? Pergunto: Você já leu um termo de garantia de algum produto que comprou? Na hora de vender é o melhor produto do mundo, espere ocorrer algum problema. A culpa é de todos, menos do fabricante, ou seja, a garantia não cobre. A maioria dos fabricantes não tem assistência técnica autorizada em Santiago. O que você faz se um produto deles der problema? Chora? Manda para Santa Maria? Quem leva? Quem busca? Quem paga o custo disso? E se a culpa for da instalação elétrica? E se você fez um mau uso do produto?
Assim, mesmo com o advento da Lei 8.078/90 temos uma vida arriscada como consumidores e, estamos cercados pelos mais diversos problemas de ordem técnica. Devemos, portanto, fazer sempre uma boa pesquisa antes de comprar. Pesquisar a loja, a assistência técnica, preço, benefícios entre marcas, enfim, pesquisar até o ponto de se chegar a melhor opção, para que tenhamos sempre a felicidade de ser consumidor, diminuindo ao máximo, a possibilidade de cobrar nossos direitos em juízo, pois antes desta fase você já estará tendo, a tristeza de ser consumidor...

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