quinta-feira, 28 de junho de 2012

Problema ou solução?

Água, substantivo feminino, líquido incolor, inodoro, insípido, essencial à vida. Tem a fórmula H2O. Ela compõe mais de 70% do globo terrestre. Aliás, o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Acontece, que mesmo com essa aparente fartura, apenas 2,4% de toda água do planeta é potável.

Ficou chocado? Isso não é nem o começo. Se você já achou 2,4% pouco, então veja: destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície terrestre menos de 0,02% está em rios ou lagos “pronta para beber”.
Os números são verdadeiramente alarmantes. Imagine esse cenário quando ocorre a falta de chuvas para “abastecer” esses reservatórios naturais, logicamente ocorre falta de água.

Mais preocupantes são as projeções do futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não terá a porção mínima individual de água para suprir necessidades básicas. Vamos além, dados estatísticos já indicam que hoje mais de 1 bilhão de pessoas estão praticamente sem acesso à água. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir 10 bilhões de pessoas.

Não é de hoje que se especula que a próxima guerra mundial será pela água. É o novo “petróleo” (incolor) que surge. Inclusive, vários países já estão se preparando para vender e comprar água em abundância. Está na hora de abrirmos os olhos, pois temos um dos maiores reservatórios potáveis do mundo e também sofremos com a falta de água. Problema ou solução?

Nenhum comentário: