quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cigarra ou formiga?





Tudo na vida tem um ciclo. Se pararmos para analisar friamente, veremos que no caminhar de nossa existência, a grande maioria das coisas, são efêmeras e cíclicas. É quase como na natureza, existe a hora de plantar, existe a hora de desenvolver e existe a hora de colher. Tá certo que, a grande maioria das pessoas só estão preocupadas em colher, colher e colher, não pensando nunca em plantar, muito menos em desenvolver. É aquela velha história da formiga e da cigarra. Enquanto, a formiga se mata de trabalhar, a cigarra curte vida adoidada. Acontece que, ser formiga não é fácil. Aliás, geralmente as formigas são vidraça e as cigarras pedras.

Ao inverso da vida animal, na vida real temos um maior número de cigarras do que formigas. Como já se disse, é muito, muito difícil ser formiga. As formigas levam um fardo muito grande, carregam até 100 vezes o seu próprio peso. É como se um homem de oitenta quilos levasse oito toneladas em seu pescoço.
Costumo dizer que se conhece um homem pela capacidade de cultivar seus amigos, ou seja, de quebrar um pouco essa ciclicidade. Se um homem tem os mesmos amigos durante muitos anos, podemos concluir que ele é um bom homem. Moral da História: Se você não consegue manter alguns poucos amigos, está na hora de rever seus conceitos, principalmente, seu papel na vida. O que será de nossos filhos, se herdarem uma sociedade repleta de cigarras ou um mundo em que a cigarra é mais valorizada? Que valores estaremos passando para as próximas gerações? Fica a reflexão. Afinal: Você é cigarra ou formiga?

Nenhum comentário: