terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Burros...


No final do ano passado, com o vazamento de informações privilegiadas realizados pela WikiLeaks, todas as nações do mundo que possuem algum tipo de relação obscura com os Estados Unidos ou algum segredo que está sob investigação daquela potência mundial, colocaram as barbas de molho. Para quem não sabe o WikiLeaks é organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, notícias de fontes anônimas, documentos, vídeos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos muito sensíveis. O Brasil não ficou de fora, sendo que nosso país foi citado em inúmeros documentos sigilosos, mostrando toda nossa vulnerabilidade e/ou atividade como país emergente na América Latina.
Apenas para exemplificar, podemos citar os telegramas da embaixada americana dizendo que o espaço aéreo de Brasília é frágil, que Dilma lutou contra ditadura, que minas e locais vitais para segurança dos EUA estão aqui, que existe uma preocupação com a realização da Copa e das Olimpíadas, que Lula teira oferecido tratamento contra o câncer ao presidente Evo Morales, entre outros.
Todavia, nada chamou mais atenção do que a possibilidade de um cientista brasileiro estar de posse dos segredos nucleares americanos. Essa é boa, é a melhor de todas. Não concordam? Imagino pelo que o físico cearense Dalton Girão Barroso passou em virtude de seu livro A Física dos Explosivos Nucleares. Só o que faltava agora é exigirem do Brasil que sejamos todos burros...

Nenhum comentário: