segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conceito de Liberdade:


1.Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação:
Sua liberdade, ninguém a tolhia.
2.Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas:
liberdade civil;
liberdade de imprensa;
liberdade de ensino.
3.Faculdade de praticar tudo quanto não é proibido por lei.
4.Supressão ou ausência de toda a opressão considerada anormal, ilegítima, imoral:
Liberdade não é libertinagem;
Liberdade de pensamento é um direito fundamental do homem.
5.Estado ou condição de homem livre:
dar liberdade a um prisioneiro, a um escravo.
6.Independência, autonomia:
O Brasil conquistou a liberdade política em 1822.
7.Facilidade, desembaraço:
liberdade de movimentos.
8.Permissão, licença:
Tem liberdade de deixar o país.
9.Confiança, familiaridade, intimidade (às vezes abusiva):
Desculpe-me, tomei a liberdade de vir aqui sem telefonar-lhe;
Muito comunicativo, toma às vezes certas liberdades que me aborrecem.
10.Bras. V. risca (4):
“Trazia os cabelos caprichosamente penteados, com uma abertura ao meio, formando liberdade.” (Araújo Costa, O Menino e o Tempo, p. 29.)
11.Filos. Caráter ou condição de um ser que não está impedido de expressar, ou que efetivamente expressa, algum aspecto de sua essência ou natureza.



***************Até onde eu sei sou um homem livre, ainda estamos em um país livre e, é permitido dizer o que se pensa. Não quero o mal de ninguém lá na URI, pelo contrário, tenho muitas pessoas em meu coração. Bem por isso jamais iria querer denegrir a imagem de alguém ou ofender, apenas quero dizer o que eu penso, me posicionar. Do mesmo jeito que existem pessoas que não concordam comigo, nem eu com suas práticas. Mas isso faz parte da democracia. Não existe maneira de votar em Serra e Dilma ao mesmo tempo. Apenas quero deixar claro que não sou contra ninguém, nem A, B ou C. Apenas sou a favor de Chico e Spinelli. Por lógico que tenho justificáveis motivos para tanto. Palavra dita é com flexa atirada, não volta mais.

Nenhum comentário: