terça-feira, 5 de maio de 2009

Mundo Globalizado




Passaram em brancas nuvens os 100 dias do Governo Obama. Ontem, (quinta-feira) a data tão aguardada pela imprensa americana e mundial transcorreu sem muito alarde, não fossem os esforços do presidente americano em tentar mostrar o que foi feito para mudar o mundo nesse período. Doce ilusão.
O motivo do esquecimento de tão importante data de avaliações, foi a Gripe Suína ou do México como muitos já têm chamado. Se bem que em tempos globalizados isso já não assusta mais, eis que já nos deparamos com a Doença da Vaca Louca, Gripe do Frango e agora do Porco.
Entretanto, com essa não se podemos brincar. Devemos levar a sério. Estamos diante de um risco de pandemia. Para quem não sabe o que é esse bicho, ai vai o significado: epidemia que ocorre em grandes proporções, até mesmo por todo o planeta, ou seja, estamos diante de uma ocorrência súbita de em número elevado de pessoas contaminadas por esse vírus no mundo todo, que é transmitido pelo ar.
Como prova disso, a Organização Mundial de Saúde elevou essa semana de 4 para 5 (escala que vai até 6) o risco de pandemia dessa doença, que segundo especulações já poderia ter matado mais de 100 pessoas, contaminado outras 140 em 16 países em 4 continentes.
Não é de hoje que a humanidade sofre com esse tipo de moléstia, a história nos conta outros casos ainda mais graves que este, como a Peste Negra, a Gripe Espanhola e a Gripe de Hong Cong, que mataram milhões de pessoas mundo afora.
De tempos em tempos, até como forma de seleção natural da espécie, como diria Darwin, essas pandemias acontecem, tomara que essa não seja capaz de tamanha matança. Se for o caso, vai ser um verdadeiro teste de fogo para mundo globalizado.

Nenhum comentário: