quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mundo real.


Nada menos que excepcional a mensagem passada pela Justiça Federal de São Paulo para a impunidade no Brasil. Falo da condenação em 1º grau de Eliana Tranchesi, proprietária do famoso shopping de luxo (butique) Daslu. A empresária é acusada de cometer vários crimes contra o sistema financeiro, além de formação de quadrilha, falsificação de documentos e etc., sendo sentenciada a 94 anos e meio de prisão por tais práticas.
Não entro no mérito da discussão jurídica do cabimento de sua prisão ou não no momento, eis que ainda cabe recurso da sentença condenatória, no entanto, evidencio que os impunes no Brasil acabam de tomar um beliscão muito doído em face dessa condenação. Abram o olho, metido a poderoso também é condenado.
Por tudo isso, merece um busto de ouro na Praça dos Três Poderes a Dr. Maria Isabel do Prado, juíza da 2ª Vara Federal Criminal de Guarulhos, que teve a coragem necessária para cutucar a impunidade brasileira e determinar essa prisão, mesmo que fosse revogada no dia seguinte, como de fato ocorreu.
Digo isso com toda a convicção, pois é chegada a hora de terminar com esse sentimento de permissividade, de pode tudo. Agora não é só ladrão de galinha que acaba condenado. Parece que ninguém está livre.
Vamos torcer que essa decisão seja mantida pelos tribunais superiores, do contrário, iremos fazer como o caranguejo que anda um passo para frente e dois para trás. Temos que acabar com esse mundo de fantasia onde só existe a aparência de honestidade. Temos que ser assim no mundo real.

Nenhum comentário: