quarta-feira, 1 de abril de 2009

Início do fim...


Chamou atenção essa semana, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que avaliou os governadores do país. Com folga, mais uma vez, o líder do ranking foi Aécio Neves (PSDB), que recebeu um índice de aprovação de 77%. A pesquisa foi realizada do dia 16 ao dia 19 de março, incluindo os nove principais Estados do país e o Distrito Federal.
Para nossa tristeza, também com “louvor”, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi a mais mal avaliada, com índice de popularidade de 49%, mesmo que ela afirme que está zerando as contas do Estado. Todavia, nem só de contas vive o homem. Dizem que a voz do povo é a voz de Deus. Então, é óbvio que em algum lugar esse governo vai muito mal e, não se pode olvidar da seriedade do Datafolha.
Essa notícia deve bater como uma bomba nas bases desse Governo, ainda mais, em véspera de ano eleitoral, onde a ideia é reeleição. Não bastasse isso, o mesmo instituto realizou pesquisa sobre a eleição para governador do Rio Grande do Sul em 2010, que mostra que o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), divide a liderança na preferência com dois prováveis candidatos do PT, o ex-prefeito Tarso Genro, e o ex-prefeito e ex-governador Olívio Dutra.

O Datafolha apresentou aos entrevistados quatro possíveis cenários para a eleição do próximo ano. Yeda, em todos os cenários apresentados só aparece em terceiro lugar, atingindo taxas baixíssimas de intenção de votos, entre 8% e 9%, mesmo quando confrontada com Germano Rigotto a frente da chapa do PMDB.

Sendo assim, parece que há muita distância entre o que se diz e o que se ouve, entre o que se mostra e o povo gaúcho vê. Investimentos por si só não bastam. É o início do fim...

Nenhum comentário: