sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mudança já.



Essa semana escrevo sobre a polêmica mudança do Foro de Santiago. Que me desculpem alguns amigos que são contrários. Sou favorável. Todavia, desde que seja para ampliar o atendimento jurisdicional (mais Juízes e Varas especializadas), bem como elevar a entrância (Juízes mais experientes) e, logicamente aumentar a atual estrutura física (melhor ambiente de trabalho para os funcionários), do contrário, que fique onde está.
A meu sentir, parece que os argumentos dos que optam pela permanência não convencem. Ora, dizer que fica longe disso ou daquilo. Convenhamos, argumentos fracos e sem lógica, eis que a luta pelo acesso a Justiça irá continuar sendo travada até o fim dos dias pelos menos favorecidos, pouco importando onde o Foro está. Mais, quem vem obrigado de Itacurubi, Unistalda ou Capão do Cipó, com certeza, não se importa em andar algumas quadras a mais ou pegar um ônibus, desde que, seja melhor atendido. Já que se está no inferno, não custa nada abraçar o Diabo.
Ademais, a maioria das pessoas de nossa comunidade raramente vai ao Foro, a não ser os de carteirinha, mas esses a SUSEPE se encarrega em levar. Por fim, devo dizer que o foco da discussão está distorcido, posto que as pessoas mais interessadas nessa mudança sequer estão sendo consultadas.
Falo dos funcionários do Judiciário local, pois estes, mais que os advogados e as partes, estão diuturnamente lá, chova ou faça sol. Só não vê quem não quer que nosso Foro não tem condições, chega processos pelo chão e ambientes apertados, basta ver o salão do Tribunal do Júri. Não temos nem uma sala descente para oficias de justiça, isso para dizer o mínimo. O Crescimento do Foro é benéfico em todos os sentidos, inclusive, gerando maior circulação de renda, desde sua construção. Sendo assim, mudança já.

Nenhum comentário: