quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Vai que essa moda pega...

Segundo o dicionário, a palavra honestidade significa: honradez, dignidade, decência, pureza, virtude, probidade e decoro. Todavia, penso que o seu significado vai muito além dos limites impostos pela língua. O verdadeiro símbolo dessa palavra vai longe, transcendendo os limites do mundo atual, eis que ser honesto nos dias de hoje é sinônimo de ser “boca aberta”.
O velho jeitinho brasileiro, que ensina tirar vantagem em tudo, faz com que o sentimento de malandro impere sobre a honestidade, fato este que revolta as pessoas que têm o mínimo de decência. Talvez seja esse o último fio de esperança que não deixe o inferno se instalar na terra. Tanto é assim, que quando alguém se mostra honesto, logo vira notícia.
Não foi diferente com o lageano Antonio Carlos Muniz dos Santos, que pelo jeito, honra à palavra pelo fio do bigode e não precisa recorrer ao vernáculo para saber como é ser honesto.
Mais ou menos nos moldes daquelas piadas de português, na quinta-feira passada, ele achou um envelope no chão. Ao abrir, encontrou uma fatura de uma loja, que venceria dois dias depois, juntamente com R$ 170,00 em dinheiro que, em tempos de crise global, são bem mais que tentadores. Não é mesmo? Quanto mais para quem não tinha um “puto pila” no bolso.
Mesmo assim, ele não pensou duas vezes, e foi até a loja pagar a bendita fatura, no valor de R$ 167,07, de uma pessoa que nem conhecia. Que “português bobo” pensa o brasileiro velhaco. Mal sabia Antonio que, pouco antes de encontrar a conta, Edgar Goebel, também numa pindaíba financeira, era quem havia perdido aquele valoroso dinheirinho.
Edgar desesperado procurou, mas não encontrou e, arrumou o dinheiro com um amigo para ir até a loja. Ao chegar lá, surpreendentemente a conta estava paga. Prova inequívoca que pessoas honradas ainda existem. Por isso faça como Antonio, de um bom exemplo, vai que essa moda pega...

Nenhum comentário: