quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Somos do tamanho dos nossos sonhos...




O assunto dessa semana brota da sala de aula, especificamente do tema de uma redação. Para quem não sabe, etimologicamente, o significado da palavra aluno é: sem luz. Então, eis que do sem luz, veio à luz. Estava totalmente sem inspiração para escrever a coluna e, um aluno me questionou sobre o tema de sua redação, qual seja: Umas pessoas valem mais do que outras?
Tema profundo, que exige uma extensa reflexão no mundo atual. Será que sim ou será que não?
Absolutamente a resposta é não. Não podemos perder a ternura, como diria um finado revolucionário. Ninguém vale mais ou menos que alguém. Todo mundo é igual, não é verdade? Todo mundo faz “xixi” e “cocô”. Todos somos seres humanos. Todos somos uma alma e nascemos pelados do mesmo jeito. “Voto de pelado vale igual ao de doutor”. Pensamos, logo existimos.
Acontece que uma pedra existe. Logo ela pensa? Não sei. O que vejo é a relevância do tema que irá ser debatido pelos alunos do ensino médio, pois na sociedade consumista e capitalista atual, parece que umas pessoas realmente valem mais.
Chegar nessa conclusão é assumir a falência da ética e dos princípios morais. No entanto, para constatarmos essa discriminação social, basta ver as entradas de serviço, os elevadores de carga, as áreas VIPS, as suítes presidências e o famoso jargão: “sabe com quem que tu ta falando”?
As pessoas passaram a ser do tamanho de seus pertences, ou seja, quanto menor for a classe social, menor é o valor dessa pessoa. Hipocrisia sem fundamento. Fracasso do Estado Democrático de Direito. Negação da natureza. Somos do tamanho dos nossos sonhos.

Nenhum comentário: