terça-feira, 29 de abril de 2008

Com a força do povo. Lula denovo?


Idéia boba? Distração? Devaneio? “Conversa para boi dormir” ou continuísmo racional? Bem ou mal, é o assunto do momento no Congresso Nacional, que vez ou outra, surge com naturalidade entre os aliados do presidente Lula. Isso mesmo. Lula 2010. Mas para que isto ocorra, é necessário que rasgue a atual Constituição brasileira.
Logicamente que estamos longe das eleições para presidente da República, e que o próprio Lula é contrário a sua nova reeleição, inclusive, afirmando, que isto seria brincar com a democracia. Da mesma forma, a maioria dos deputados e senadores governistas também nega a sedução com essa possibilidade.
Mas o notório é justamente a idéia oposta, que parte do deputado petista Devanir Ribeiro, que é quase um irmão de Lula, pois o acompanha desde os tempos do ABC, que pretende fazer uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) onde o presidente do Brasil possa ser eleito mais de duas vezes consecutivas.
Como se isso não bastasse, ainda existem mais dois deputados petistas (Carlos Santana (RJ) e Marco Maia (RS)) que anunciaram que vão insistir na permanência de Lula, querendo propor um plebiscito para saber o que o povo pensa sobre o tema. De mais a mais, é algo bem parecido ao que Hugo Cháves fez na vizinha Venezuela. Obteve como resultado um NÃO esmagador.
Tudo perfumaria. Mesmo com um NÃO aqui no Brasil. A tônica da possibilidade da reeleição do presidente Lula passa pela possível PEC de seu amigão, onde seria necessário o voto favorável de 308 deputados e 49 senadores para a sua aprovação, lembrando que o Congresso Nacional é o órgão soberano do poder emanado do povo e não se poderia anular tal decisão. Com a força do povo. Lula denovo?

Nenhum comentário: