segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Por um Brasil melhor.




Ao observarmos nossa realidade, não temos como não lembrarmos do passado e, muitas vezes, nos preocuparmos com o futuro. Neste momento de turbulência, no qual temos uma crise no Senado, nas finanças do Estado, sob a troca constante de ministros, é que se faz uma reflexão de como se posiciona a juventude brasileira. Pensando no passado, muito bem obrigado. Lutaram contra a ditadura. Foram exilados. Foram comunistas. Revolucionários. Eram de esquerda. De direita. Eram paz e amor. Hippies. Pintaram a cara contra o caçador de marajás. Tiveram posição. Marcaram sua época. Tentaram salvar o futuro da nação.
Se pensarmos no presente. Não sei não. Onde estão os grêmios estudantis? Cadê os diretórios acadêmicos atuantes? Onde estão os revolucionários? Principalmente, onde está a capacidade de se indignar? É claro que o passado em preto e branco não pode invadir o presente colorido, até porque muitos que gritaram no passado se revelaram corruptos no agora.
É lógico que são outros tempos. Como é lógico que a juventude também é outra. Talvez por isso que desde o início dos anos 90, a exceção da juventude de Floripa no caso do aumento das passagens de ônibus, não a vemos mais nas ruas, debatendo e combatendo a podridão que assola o país de norte a sul.
Porém, seria ignorância afirmar de forma cabal que a atual juventude está calada e inerte, pois em tempos de Blogs, E-mails, Sites e Orkut ainda existem alguns movimentos da juventude, todavia, ocorrem de forma diferente e digital. O que não quer dizer que não surta efeito. Acontece que, a maioria dos brasileiros ainda não tem acesso a internet, fazendo com que haja um sentimento de passividade e nostalgia da juventude do passado na maioria das pessoas.
Ademais, muitas das lutas da juventude de antes e de agora como a oportunidade do primeiro emprego, um lugar na universidade e o sonho de um Brasil melhor, também será uma das lutas da juventude do amanhã. Resta saber se o sentimento de que está tudo “beleza” deve permanecer no âmago do povo brasileiro?
Sendo assim, será que a juventude do presente deve apenas se manifestar de forma digital ou com toda a nação, como fazia no passado? Certos são os obstáculos na tentativa de moldarmos nossa realidade para melhor. Como é certo que de uma maneira ou de outra a juventude brasileira não desistirá nunca e estará sempre presente no caminho de luta por um Brasil melhor.

Um comentário:

Márcio Brasil disse...

Olá, meu amigo. Parabéns pela lucidez e pela perspicácia de teu texto. Brilhante e inspirador. De fato, a nossa juventude precisa manter a capacidade de indignação e usar de sua energia para lutar por uma, tão necessária, mudança em nossa sociedade. Parabéns! E que sejamos nós capazes de mudar algo que seja em nossa sociedade. Que sejamos nós, partes de um todo, membros de uma legião de jovens capazes de lutar por um Brasil melhor para todos!