segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Que mundo é este?



Costumo dizer que só devemos gravar aquilo que é importante em nosso “HD interno”. Já o que não for relevante, não merece ocupar espaço na “cachola”, eis que cultura inútil não gera prosperidade ou uma sociedade mais digna. Mas vejam só: estou terrivelmente enganado, pois preconceito agora é comprovado científico.

Um estudo feito por psicólogos da Universidade de Yale (EUA) aponta que jurados homens em um tribunal são mais propensos a condenar uma mulher se ela estiver acima do peso, ou seja, se ela for “gordinha” ou gorda, está ferrada por puro preconceito. O artigo intitulado “A influência do peso do réu na percepção de culpa”, foi publicado na edição online da revista científica “International Journal of Obesity” deste mês, deixa claro que as mulheres gordinhas estão na mira de fogo dos jurados, unicamente por estarem acima do peso.

A pesquisa revela ainda que os jurados do sexo masculino são mais suscetíveis a acreditar que uma mulher com sobrepeso ou obesa é reincidente e mal-intencionada. É de rir para não chorar. O trabalho ainda destaca que o resultado sinaliza a necessidade de uma maior conscientização sobre a escolha dos jurados, justamente para evitar este tipo de situação.
É triste, mas nenhuma de novidade. Preconceito existe e sempre existirá enquanto o mundo for mundo. Mais um motivo para a mulherada ir “puxar um ferro” na academia, pois as gordinhas, além de tudo, agora são vistas como mal-intencionadas e criminosas. Que mundo é este?

Nenhum comentário: