quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Modelo a toda terra



Ao ensejo do feriado do dia do gaúcho, nada melhor que falarmos sobre alguns dos motivos que nos levam a comemorar essa data. Para quem não sabe, no dia 20 de setembro de 1935 foi travada a 1ª batalha contra as tropas imperiais em Porto Alegre, com vitória farrapa, que permitiu a tomada da capital. Teve-se aí o início da Revolução Farroupilha, pois colocamos para correr o presidente da província.

Algumas das causas desse movimento foram: ideais de liberdade política, luta pelo sistema republicano, o abandono das províncias pelo governo imperial, impostos abusivos sobre o charque, o couro e a terra, falta de estradas, pontes e escolas, dificuldade para registrar pessoas físicas, pagamento de pedágios, justiça centralizada na Corte etc.

Qualquer semelhança com os tempos atuais é mera coincidência. Ok? A Guerra dos Farrapos foi travada contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul (hoje nosso Estado) e, resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Por isso, podemos dizer que se ainda pertencemos ao Brasil foi por opção, pois tivemos a nossa própria República até as negociações de paz, quase dez anos depois.

Assim, quando me perguntam os motivos de apoiar o fechamento da 377, por exemplo, digo que isso é o mínimo que podemos fazer, pois não se muda nada ficando parado. O povo gaúcho foi capaz de fazer a mais longa revolta da história do país, será que agora não se pode mais protestar ou ter opinião? Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra.

Um comentário:

Weimar Donini disse...

Caro Rodrigo.

A meu ver, suas informações, apesar de não estarem incorretas, estão parcialmente corretas. Ou por outra: é uma meia verdade!
Veja bem, os ideais republicanos do movimento farroupilha vieram à reboque (e com um atraso de 100 anos) do movimento iluminista europeu. Movimento este que culminou com algumas revoluções transformadoras no mundo ocidental, principalmente as revoluções inglesas, americanas e francesas.
Aqui no Rio Grande, parte dos ideais iluministas foi esquecido. A abolição da escravatura, por exemplo. O maior número de mortos foram dos escraevos e estes, mesmo após a "revolução", continuaram escravos dos coronéis latifundiários.
Dizer que houve uma opção também não me parece correto. Houve uma rendição! Os termos foram impostos pelos vencedores do império, comandados pelo duque de Caxias. Talvez porisso que os paulistas zoem com a gente dizendo que comemoramos uma revolução derrotada. Bom, é um ponto de vista. Se pensarmos de outra forma, que os ideais libertários republicanos foram reconhecidos alguns anos depois pelo restante do Brasil, terá sido a perda de uma batalha, sendo que com a implantação da República, ganhamos a guerra, é uma outra verdade.
De qualquer forma parabenizo-o pelo fato de comemorar a data sabendo o seu real significado.
Destaco que, a meu ver, a luta pela independência uruguaia foi mais interessante. E por favor, não me mandem ir morar no Uruguai. Apesar de gostar muito do país vizinho prefiro lutar minhas lutas por aqui mesmo!