quarta-feira, 23 de março de 2011

Herdeiros de Kadafi


Nada pior que uma guerra para terminar com o sentimento de civilidade de um povo. Na guerra vale quase tudo. Para alguns vale tudo. Mas como diria o Ernesto "Che" Guevara, não podemos perder a ternura. Se bem que é muito difícil em uma guerra manter-se com o mínimo de ternura. Quem viu o filme Bastardos Inglórios (Tarantino) que o diga. Imaginem um grupo de soldados americanos judeus lutando contra os alemães na Segunda guerra praticando atos violentos de vingança. O sangue jorra na tela.

Mais ou menos o que esta acontecendo na Líbia onde Muammar Abu Minyar al-Gaddafi (kadafi) desde 69 dita as regras. Não pensem que será da noite para o dia que um grupo de rebeldes armados irá tirá-lo de lá. Quem já estudou um pouco sabe que a capital da Líbia é Trípoli e, histórias de batalhas, espionagem e morte é o que não falta naqueles pagos. Muitas notícias davam conta de que Kadafi estava prestes a perder o governo.

Ora, não me venham com essa. Enquanto os rebeldes não marcharem na capital, ainda haverá muito sangue a ser derramado, quanto mais pela falta de intervenção mundial. Os EUA que seriam o único galo cinza de peito duplo a ciscar por aqueles terreiros, nada irá fazer com medo da repercussão dentro do islã. O máximo que os rebeldes chegaram perto de Tripolí foi 30 km. Estão longe do objetivo.

O terremoto no Japão, além de tirar a terra do eixo, também tirou a guerra na Líbia do foco. Não se espantem se no final das contas quem assumir o governo for algum dos herdeiros de Kadafi.

Nenhum comentário: