terça-feira, 9 de novembro de 2010

Só depende de nós.


Antes de qualquer coisa, deixo claro a todos que não sou nem quero ser dono da verdade. Não tenho nem nunca tive tamanha pretensão. Penso que antes de mim existem diversas e diversas vozes históricas e emergentes da oposição que devem ser ouvidas, quando o assunto é sucessão municipal. (dentre elas podemos citar algumas como Antonio Valério (PMDB), Cadó (PMDB), Diniz Cogo (PMDB), Lemos (PMDB), Paulo Rosado (PDT), Alceu Nicola (PDT), Nequinho (PDT), Fábio Monteiro (PDT), Antonio Bueno (PT), Neomir Alcnatar (PT), Tide Lima (PT), Sandro Palma (PTB), Jorge Viero (PSDB), Natal Kubiça (PSDB), Vulmar Leite (PSDB), Kinho (PPS) entre outras – não há como citar todas)
Todavia, penso que também posso expressar minha singela opinião, seja como cidadão, eleitor ou filiado a uma agremiação partidária.
Nas eleições passadas (2008), participei ativamente do processo de escolha dos candidatos da oposição no Fórum de discussão, sendo que, mesmo contra meu voto o candidato escolhido foi Vulmar Leite. Semanas preciosas de campanha foram perdidas em discussões infindáveis em torno de velhos problemas e paradigmas. Resultado: mais uma histórica derrota. Tomara que dessa vez seja diferente.
Minha intenção com o texto trazendo a pérola do precioso nome de RUY, a exemplo do que fiz com Dr. Acácio na eleição passada, é contribuir para que possamos ter alguém com chances reais de vencer as eleições. Temos que parar de pensar somente em nosso partido ou interesses pessoais ou grupais. Devemos transcender e analisar friamente, como se estivéssemos em outra dimensão – sem prejulgamentos.
Não adianta nada colocar o time em campo se ele estiver cheio de jogadores cansados, sem vontade de fazer gol ou jogando contra. O time tem que entrar para ganhar, ou pelo menos jogar de igual para igual. Precisa ter vontade e garra. Mas para que isso aconteça, temos que ter jogadores com tais predicados, caso contrário, nem a torcida se empolga, que dirá o exigente eleitor.
O maior problema nosso da oposição é a falta de nomes capazes de fazer essa frente ao poderoso PP. Lá é diferente, existem muitos e muitos nomes, aliás, sobram nomes. Tanto é que na última eleição teve gente descontente. Eles têm nomes para mais 7 eleições, no mínimo. Isso bem por baixo. Deve ser até um problema interno.
O que sobra lá falta aqui. Problema oposto. Por certo que temos legítimos postulantes, pessoas que já deram o sangue para contribuir para um governo da oposição, como temos os que já conseguiram tamanha façanha (Vulmar).
De mais a mais, o que é certo mesmo é que dentro de nossa oposição, com todo o respeito, temos que fazer diferente, pois a velha fórmula já provou que é fracassada. Imaginem então se cada partido colocar um candidato próprio. O PP poderia colocar um cavalo para concorrer que ganharia a eleição.
Então, que me perdoem os companheiros que enxergam diferente, mas temos que achar pessoas com qualidades objetivas e ate subjetivas capazes de nos unir e empolgar o eleitor. Aliás, existe muita gente boa que prefere ficar anônima ou não se envolver, pois são do comércio etc... E na mesma ficamos. Não pode mais ser assim.
Também, não podemos dizer que tudo que o PP faz é errado. Nada disso, muitas coisas que fazem são acertadas e isso a oposição tem enxergar e ampliar como diria Serra. Não há mais espaço para radicalismo. Se o candidato for do PT. Contem comigo. Se for do DEM, contem comigo. Mas se for para continuar sempre batendo no dó ou no ré, eu não perco meu tempo.
Por tal sorte, desde já, conclamo a todos da oposição para ponderarem internamente ou externamente nomes de pessoas com potencial e perfil para disputar uma eleição pela oposição.
Vejam que RUY, por exemplo, nem partido possui. O que abre mais o leque de possibilidades para futuras composições. Estamos com a faca e queijo na mão. Só depende de nós.

2 comentários:

Weimar Donini disse...

Bom dia.
Foi uma grata surpresa para mim a nota publicada pelo Ruy Gessinger.
Deixa clara sua disposição ao diálogo tentando unir as correntes oposicionistas. Oxalá prospere!

Rodrigo Vontobel disse...

Oxaláááá. Weimar. Agora os pardidos de Oposição podem, pelo menos, sonhar (realmente)com uma vitória. Ainda mais se o Miguel Bianchini sair do PP.