quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Brasil quer mais...



Como diria a música do Ultraje a Rigor, morar nesse país é como ter a mãe na zona, quanto mais, em época de campanha eleitoral presidencial. É sempre a mesma coisa, mais saúde, mais educação e mais segurança. Blá, blá, blá. Está certo que segundo as pesquisas eleitorais parece que sequer teremos segundo turno. Todavia, mesmo com a proximidade da eleição, ainda existe uma parte do eleitorado (não partidário) indeciso. Já foi provado matematicamente que 10% dos eleitores são naturalmente indecisos, definindo seu voto na última hora. Além disso, o povo gosta de votar em quem vai ganhar, ou que, pelo menos, tenha chance de ganhar, ninguém quer colocar o voto “fora” em perdedor.
Disto isto, pode-se concluir que 10% dos votos são, na verdade, flutuantes, capazes de definir uma eleição que seja mais acirrada, ou ainda, definitivamente, consagrar com a maioria esmagadora de votos o candidato que tenha uma boa vantagem. Parece o caso da eleição 2010.
Então, nada mais importante em uma campanha eleitoral do que medir a intenções de voto com uma boa pesquisa eleitoral. Quem não conhece o Ibope, Vox populi, Datafolha e Sensus? São os melhores termômetros da vontade popular. Segundo esses institutos de pesquisa, Dilma será a primeira mulher presidente do Brasil. Tomara que tenha a coragem de sair da mesmice e faça, no mínimo, a reforma política e tributária, eis que sequer se consegue saber qual seu programa de governo pelo seu sítio na internet (hoje em branco). Deve ser mais saúde, segurança e educação. O Brasil quer mais...

Nenhum comentário: