quarta-feira, 25 de novembro de 2009

“Desleixo”


Muito se tem falado em apagão nas últimas semanas. Acontece que o problema não é novo, quem não lembra o quanto o governo passado (Fernando Henrique) teve que se explicar por causa do apagão ocorrido em 2001 e do medo da falta de energia no futuro. Talvez até por isso que tanto ouvimos dizer que o Brasil não sofria mais desse mau, que teria sido ocasionado por “desleixo” tucano.
Todavia, a verdade sempre aparece. Se já estivéssemos preparados para esse problema, jamais teríamos ficado sem luz em 18 estados da nação ao mesmo tempo. Não concordam? Mais que isso, ainda subestimam a inteligência das pessoas ao dizer que o problema só teria sido ocasionado por duas hipóteses, ambas decorrentes de problemas climáticos.
A primeira possibilidade é a já divulgada, de raios nas três linhas de transmissão entre Ivaiporã (PR) e Itaberá (SP). A segunda, considerada mais provável, é que três isoladores das linhas de transmissão tenham entrado em curto-circuito simultaneamente por causa de fortes ventos e chuva.
Você acredita em Papai Noel? Isso é o mesmo que dizer que você irá ganhar na Mega Senna duas vezes. A verdade é que o todo nosso sistema de distribuição de energia foi interligado, como forma de distribuir a energia excedente de um Estado para outro que esteja necessitando.
Acontece que, essa forma de transmissão é muito eficaz enquanto está funcionando normalmente, quando acontece qualquer anormalidade, a conseqüência é um apagão de grandes proporções, exatamente como esse último.
Só para constar, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já negou a existência de intempéries climáticas no dia do apagão, então, só pode que novamente foi por “desleixo”.

Nenhum comentário: