quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Luz no fim do túnel.




Passados quase dois anos da posse da governadora Yeda Crusios, é chegada à hora de fazermos uma pequena avaliação do “novo jeito de governar”. Para quem não sabe, nesse curto período 19 secretários caíram, três importantes medidas foram rejeitadas pela Assembléia Legislativa, o vice-governador nunca esteve integralmente ao lado do governo e vários escândalos aconteceram, como, por exemplo, a fraude do Detran e a compra da residência da governadora.
Como se tudo isso não bastasse, esse governo aumentou impostos, investiu pouco e não deu nenhum aumento para os funcionários públicos e, sequer mostra boa vontade em conceder, visto que ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade visando anular a lei federal que estipulou o piso mínimo a ser pago aos professores.
Isso sem mencionar os salários dos serventuários da justiça, Polícia Civil e Brigada Militar, que merecem, no mínimo, um reajuste de 38%. Mas nem tudo esta perdido para nosso Rio Grande. Todas essas ações desastrosas politicamente, que talvez signifiquem que nossa governadora não seja eleita nem presidente de seu bairro no futuro, estão diminuindo drasticamente o déficit do Estado.
Pela primeira vez nos últimos dez anos o déficit ficará em torno de 200 milhões em 2008 e para 2009 segundo o Secretário de Fazenda será zero, ou seja, nenhum gasto público estará fora dos valores arrecadados.
Nessa linha, podemos afirmar que velhas práticas adotadas pelas donas de casa, como poupar água, luz e supérfluos dão resultado, inclusive, nas contas de um Estado, o que possibilitará um ano de 2010 cheio de investimentos, ou seja, há uma luz no fim do túnel.

Nenhum comentário: