quarta-feira, 2 de julho de 2008

“Terra dos Poetas”.


Mais uma vez, atendendo aos pedidos dos leitores do Expresso, escrevo sobre fatos da nossa querida cidade de Santiago. Deixo de falar sobre o a CCS (nova CPMF) ou ainda sobre a possibilidade da alteração da composição das Câmaras Municipais de todo o Brasil. O assunto de hoje é o lançamento de mais três livros do projeto “Santiago do Boqueirão seus poetas quem são?”.
Para quem não sabe este projeto esta mudando a velha identidade negativa estigmatizada pelo ditado - “Santiago do Boqueirão quem não é bandido é ladrão!”? Ta certo que poderíamos responder a todos dizendo que por aqui se rouba coração e se mata a saudade! Mas não é o suficiente. Para suprir essa deficiência é que o Curso de Letras da nossa universidade vem pesquisando todos os escritores de nossa comunidade, para, cada vez mais, consolidar nossa cidade como o lugar onde os poetas resolveram morar.
Outro ponto que consolida essa imagem está fundamentado na lei do Vereador Nelson Abreu, que denominou Santiago de “Terra dos Poetas”.
Nesta terça-feira, o belíssimo projeto, apresentou a história, os pensamentos e as palavras de mais três escritores santiaguenses. Marcio Brasil, Ataliba de Lima Lopes e o grande Antonio Manuel Gomes Palmeiro, vulgo Barbela.
Só posso render homenagem a uma iniciativa tão bela. Nos dias de hoje não precisamos fazer como fizeram os índios no passado ao comerem os portugueses na busca do conhecimento. Apenas precisamos ler e aprender. A meu sentir, este trabalho, visa antes de tudo, à valorização da leitura e o reconhecimento dos santiaguenses que se animam a escrever suas linhas na “Terra dos Poetas”.

Nenhum comentário: