domingo, 20 de janeiro de 2008

Jovens se divertem na piscina do Alvorada

Jovens se divertem na piscina do Alvorada
Amigos de filho de Lula curtem férias inesquecíveis pagas pela União
11:34 06/01
Leandro Colon, repórter iG em Brasília (lcolon@ig.com)
BRASÍLIA – Amigos de um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disponibilizaram na internet fotos de férias inesquecíveis: no Palácio do Alvorada, com direito a piscina, passeio de lancha e um possível vôo em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Veja galeria
Leia abaixo o texto
A visita ocorreu durante o mês de julho do ano passado, quando os adolescentes, amigos de Luis Cláudio, de 19 anos, que tem o mesmo apelido do pai, Lula, também tiveram o privilégio de assistir ao lado de Pelé o filme “Pelé Eterno”.

ReproduçãoO grupo reunido dentro do avião

Ao todo, são oito rapazes e seis meninas nas imagens publicadas em fotologs. Os blogs já saíram do ar após reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", mas o Último Segundo conseguiu as fotos. Numa da fotos postadas na internet, os jovens estão em frente a um avião da FAB. Em outra, eles aparecem dentro de um avião. No entanto, não é possível identificar se a aeronave é da força aérea.

Na imagem em que os jovens aparecem pulando na piscina do Alvorada, um dos amigos do filho de Lula escreveu a seguinte legenda: “ai tah eu o lula (apelido do filho do presidente) e o gringo pulando lah de cima!!! Era muito bacana pular..”. Em outra foto, quatro meninas aparecem em uma das salas da Granja do Torto. “Melhor viagem da minha vida”, diz a legenda de um dos fotologs.

Até a primeira-dama, Marisa Letícia, aparece em uma das fotos. Ela está com os adolescentes durante visita ao gabinete do presidente Lula. E para completar a “viagem da vida”, um passeio de lancha.

ReproduçãoPose para foto do lado de fora de avião da FAB

O Centro de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica disse que não pode confirmar se os amigos do filho de Lula viajaram no avião da FAB porque a agenda dos vôos da Presidência da República fica sob responsabilidade do Palácio do Planalto. Procurada pelo Último Segundo, a assessoria de imprensa do Palácio informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Não existe uma legislação específica sobre o uso pelo presidente da República desses bens citados acima. A lei sobre improbidade administrativa é genérica. Para o advogado Celso Bandeira de Melo, a viagem dos jovens a Brasília só deve configurar uso indevido de patrimônio público (cabendo ação do Ministério Público) se houve, realmente, uso de avião da Força Aérea Brasileira - o que não está confirmado.

"O presidente está num lugar que ele pode usar. Ele tem direito de receber seu filho com amigos em sua residência", diz o advogado. "O avião seria algo diferente, porque uma coisa é receber convidados na sua casa, e ela é, provisoriamente a casa do presidente. Outra coisa é pegar um veículo público e mandar buscar ou trazer essas pessoas", diz Bandeira de Melo.

O advogado diferencia o uso de outro veículo que aparece nas fotos, uma lancha, que também pode ser de propriedade do governo. "Esta lancha, eu não sei a finalidade dela. Se ela é uma lancha de recreio, serve para o recreio, então estaria lá para ser usada assim", diz o advogado.

Confira os blogs dos jovens sobre a viagem:
www.fotolog.net/feijao_fodao/; www.fotolog.net/gringo_mi/; www.fotolog.net/monique_martan/; www.fotolog.net/tata_lulu

*Colaborou Athos Henrique Sampaio

Nenhum comentário: