quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Analisando!

Capitalismo.

Temos como força de produção o trabalho.
Há uma grande diferença entre as pessoas no capitalismo, porque uns são os donos do capital e outros trabalham. Isto é: existem alguns que são proprietários e outros que só trabalham, relação de dominação.
No Capitalismo ocorre, relações de Produção, isto é, como o capital e o trabalho se relacionam, é o trabalho humano que produz todo o valor, toda a riqueza, bem separado do capital, mas nem sempre o lucro fica para quem realmente trabalha, pois ocorre uma exploração e lucro fica para quem tem capital. Ex: (Em São Paulo de cada oito horas que o trabalhador trabalha ele só fica com o lucro de três horas).
Não há diferença entre o capitalismo e certas sociedades totalitárias, pois a chave delas é a mesma, “mais valia” ou seja, lucro liquido (quanto sobra descontando toda a despesa) quanto mais melhor.
No Brasil o que faz que o capitalismo seja cada vez mais forte, e as diferenças sociais aumentem cada vez mais, é a nossa mão de obra barata, ou seja, com um alto grau de exploração e de apropriação, e não é interessante para nenhum país de primeiro mundo que isso acabe, pois deixaria -mos de vender as coisas mais baratas para eles.A mais valia “denovo”.(Base de todo o Capitalismo).

Socialismo.

Não é fácil dizer o que é socialismo, pois não existe um, mas muitos, mas todos têm as seguintes características.
Tem como base igualdade, solidariedade, justiça para todos. Democracia. Tem como princípio que tudo contém em si a sua contradição(dialética) e que tudo pode ainda melhorar e ainda ir contra o capitalismo, pois, é contra a exploração e a apropriação e o enriquecimento que ele acarreta.
O socialismo quer que o fruto do trabalho do trabalhador fique com ele, quer uma socialização dos bens de produção, ou seja, daquilo que produz, isto é terras, fábricas, etc. Quer que o povo receba o preço justo pelo seu trabalho, quer a mobilização e organização do povo para que o mesmo possa progredir.
Com tudo podemos concluir que nunca vai haver um socialismo perfeito e em toda plenitude, pois, um socialismo acabado iria contra o primeiro princípio que tudo contém em si a sua contradição, tudo pode ainda melhorar.

Comunismo.

Tem como base fazer com que os meios de produção passem a ser comuns.(estado).
Possui esse nome justamente para deixar bem claro que não é igual ao Socialismo, é a verdadeira teoria revolucionaria desenvolvida por Marx, surgiu com a Revolução Russa e se espalhou pelo mundo inteiro.
Para Marx seria o último estágio da história da sociedade nela não existiriam nem exploradores nem explorados assim deixaria de existir classes sociais e a figura do estado caracterizando um comunismo puro. Mas isso só aconteceria após a tomada do poder por uma classe proletária, após a extinção do modo de produção capitalista e após o advento do modo de produção socialista.
Com tudo só fica duas duvidas, será que não é melhor deixar os bens de produção nas mãos de alguns do que só na mão do estado? ; será que o estado não vai passar a explorar do mesmo modo os trabalhadores?


Classe Social.


Para definir classe social temos três teorias de classe social, são elas:

1ª- é a mais comum onde a classe social é definida pela renda da pessoa, alguns ainda usam o grau de instrução e a profissão.
2ª- pouco mais sofisticada que a primeira onde a classe social é definida pelo padrão de vida, padrão cultural. Assim formam uma classe quem tem o mesmo padrão de vida, cultural.
3ª- realmente importante, pois, ela se pergunta quais são os fatores que fazem algumas pessoas ganharem tanto e outras tão pouco, será mesmo a educação? Será que é a profissão?
Vamos adiante uns só ganham mais que os outros porque diferem no que fazem, o que cada um produz. No capitalismo e mesmo no comunismo ocorre uma dominação fazendo assim com que uns ganhem mais, detenham o capital e outros menos, detém só o trabalho, ou seja, o que determina a classe social é a posição se cada um ocupa.(capital//trabalho).
Como vimos nas duas primeiras teorias é um conceito apenas descritivo, estático não respondem porque uns ganham muito e outros pouco com certeza não é pela relação existente entre renda-profissão-educção isso é só para quando peguntar-mos como mudar de classe? Saberemos a resposta trabalhar mais, estudar mais, ou conseguir um bom emprego embora essas medidas só favoreçam os donos dos bens de produção não ao indivíduo.
Quando fizemos essa pergunta na terceira teoria, o sistema treme, pois, ele começa a ser questionado em toda a sua estrutura, em sua essência, à medida que uma pessoa trabalha no que é seu é retirada a exploração, ou seja, dominação, assim só é possível mudar de classe quando se mudar o sistema.
Guarech, Pedrinho. Sociologia Crítica Alternativas de Mudança. Porto Alegre, Mundo Jovem.

Nenhum comentário: