quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Quem viver verá.



Com o slogan de campanha “Yes, we can”, que na língua inglesa quer dizer “sim nós podemos”, o candidato Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, tornando-se o homem com maior poder na Terra. Poder este bélico e econômico, que até onde se sabe são as duas únicas maneiras de destruir qualquer soberania nacional.
Até ai tudo bem. No entanto, se fizermos as ciências humanas, sociais e exatas conversarem de uma forma multidisciplinar, visando um único fim e, por exemplo, pegarmos os ensinamentos da física, que nos orienta sempre observar o referencial que é adotado para analisarmos as coisas, podemos afirmar que para o Universo, Obama será o rei de um grão de areia.
Reinar um grão de areia no Universo não é nada. Governar os Estados Unidos aqui na Terra é muita coisa, visto que as decisões que o presidente eleito tomará nos próximos anos irão afetar diretamente nossas vidas aqui, seja no preço dos alimentos, dos combustíveis e até mesmo na solidez de nossa economia de “bolha”.
Resta para nós sabermos a resposta para pergunta que nasce do slogan: podem o quê? Podem terminar com as guerras no oriente médio? Terminar com o bloqueio a Cuba? Com a perseguição ao mundo árabe? Acabar com os absurdos subsídios aos seus agricultores? Com a negativa de assinarem tratados internacionais que obrigam a redução de poluentes? Ou com a arrogância com que tratam o resto dos países? Não sei.
O que fica com essa vitória histórica, que uniu todas as etnias que residem nos EUA e o povo americano, que votaram em massa, é a clara a promessa de mudança no mundo todo, quem viver verá.

Nenhum comentário: